4 erros que você não pode cometer na hora de pintar o cabelo em casa
Pintar o cabelo em casa tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as mulheres que amam mudar o visual por conta própria. Veja 4 erros para evitar na hora de pintar o cabelo!
Pintar o cabelo em casa tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as mulheres que amam mudar o visual por conta própria. E não é para menos: o passo a passo de como colorir os fios sozinha é simples, então é muito difícil de dar errado. Mas, ainda assim, muita gente tem medo de brincar com o conteúdo das caixinhas de coloração e de tonalizante. Para te ajudar nesse momento, o Fique Diva listou alguns erros que você não pode cometer na hora de mudar a cor das madeixas, e um passo a passo completo de como pintar. Dá só uma olhada!
1) Deixar a coloração agindo pelo intervalo de tempo errado
Muita gente acha que se você deixar a coloração agindo no cabelo por mais tempo existe a probabilidade da cor ficar mais forte, mas não é bem assim. Tanto as tintas permanentes quanto os tonalizantes têm um tempo de ação estabelecido e indicado na caixinha e você precisa manter os olhos no relógio para respeitar o intervalo certo. Se tirar antes, os pigmentos não vão ter tido tempo suficiente de fixarem no cabelo. Se deixar o produto agindo por tempo demais, o fio pode terminar danificado, enfraquecido e com uma cor completamente diferente da desejada.
2) Aplicar a coloração com o cabelo limpo
O estado do seu cabelo no momento de aplicação da coloração também influencia muito no resultado final. Para as tintas permanentes, que têm amônia na composição, o ideal é que o cabelo esteja sujo e seco na hora de aplicar. Isso acontece porque a amônia já tem capacidade suficiente de abrir as cutículas dos fios na hora de depositar os pigmentos. Nesse processo, a oleosidade do cabelo sujo também ajuda a proteger o couro cabeludo.
Quando a transformação for feita com tonalizante, porém, a dica é estar com os fios limpos e úmidos. A água morna abre as cutículas do fio e isso pode facilitar a fixação da coloração sem amônia. A retirada de resíduos, como finalizadores e óleos capilares também ajuda no resultado final, nesse caso.
3) Tentar clarear o cabelo já colorido com outra coloração
Toda caixinha de coloração tem uma previsão de resultado do processo de acordo com a cor base. Na hora de comprar, muita gente acha que essa simulação vale para todos os casos, mas fique atenta: coloração não clareia coloração. Em fios que têm a cor natural, a tintura com amônia clareia, no máximo, dois ou três tons. Os cabelos que já foram coloridos com uma tinta escura precisam de processos como a decapagem para serem clareados novamente. Nesse caso, o ideal é contar com a ajuda de um profissional.
4) Espalhar a coloração de forma desigual
Seja com ou sem amônia, um dos principais segredos para conseguir um bom resultado pintando o cabelo em casa é a hora de aplicar. Para evitar manchas, você precisa ter certeza que o conteúdo da embalagem foi espalhado igualmente por todo o cabelo. Dívida bem os fios na hora de aplicar e, se precisar, conte com a ajuda de um espelho para visualizar a parte de trás com mais facilidade. Se você tem fios muito cheios e volumosos, pode ser necessário usar duas caixinhas ao invés de uma só, então é válido se prevenir e ter a quantidade suficiente antes de começar a aplicação.
Como pintar o cabelo sozinha: Passo a passo para não errar
Agora que você já sabe o que não deve fazer quando for pintar o cabelo, é hora de saber o que deve fazer e como pintar o seu cabelo em casa! Depois de fazer o teste de mecha e a prova de toque (ambos têm as suas devidas instruções na caixinha de coloração), chegou o momento de renovar a cor dos fios. Confira o passo a passo:
Passo 1: Antes de preparar a mistura entre a coloração e a água oxigenada, coloque as luvas que vieram na caixinha para proteger as suas mãos;
Passo 2: Despeje a coloração e a água oxigenada em uma vasilha e misture bastante com um pincel até criar uma consistência homogênea;
Passo 3: Separe o seu cabelo em mechas. Aplique a mistura na raiz, comprimento e pontas com a ajuda do pincel;
Passo 4: Após aplicar a mistura em todos os fios, penteie-os com um pente de dentes largos. Faça massagens na raiz e no comprimento para confirmar que todos o cabelo recebeu a mistura;
Passo 5: Deixe o produto agir por 40 minutos;
Passo 6: Depois de deixar agir por 40 minutos, enxágue abundantemente o cabelo para remover a mistura. Não precisa usar shampoo depois da aplicação.
Dica de Diva: Você pode escolher uma caixinha de coloração que conta com sachês de tratamento para a fixação da cor. Depois de remover a mistura dos fios, é só aplicar o produto para hidratar e prolongar a nova cor de cabelo.